Descubra como optar por uma estrutura em aço pode beneficiar sua obra!

Certa vez, um amigo da graduação me perguntou o que fazia da estrutura em aço uma melhor opção se comparada ao concreto armado por exemplo. Eu, como defensora das estruturas metálicas, fui logo explicando todos os benefícios que esse método estrutural traz, e descrevendo todos os motivos pelos quais ele poderia optar por esse tipo de solução. 

Porém, ao final dessa conversa, percebi que mesmo muitas vezes tendo disciplinas relacionadas à estruturas metálicas, a universidade não nos prepara para determinadas decisões que vamos precisar fazer enquanto engenheiros. Eu particularmente, na Engenharia Civil, pude notar o quanto o curso pode acabar focando muito em determinados métodos, sem dar a ênfase necessária a outros, nos deixando fadados a fazer sempre mais do mesmo.

É por isso que decidimos escrever esse artigo. Se você, assim como muitos engenheiros pelo Brasil, ainda não tem certeza acerca dos motivos que podem te levar a escolher as estruturas metálicas em sua construção, vem comigo, que eu te conto!

1 – Alívio de carga nas fundações

Se você trabalha na área da construção, provavelmente deve saber que do custo total de uma obra, cerca de 10% são referentes somente às fundações da mesma. Nesse cenário, tudo o que for possível deve ser feito, para que as cargas solicitantes da fundação de uma estrutura sejam as menores possíveis, pois assim, o material utilizado para a elaboração da mesma, será reduzido, reduzindo o custo de forma proporcional. 

A estrutura em aço entra nessa narrativa porque ela é amplamente conhecida por ser uma solução muito mais leve do que estruturas em concreto armado, por exemplo. Isso ocorre porque o aço tem uma maior resistência mecânica à tração, o que faz com que a seção transversal da peça possa ser relativamente menor, para suportar uma mesma carga, dependendo do caso. Além disso, o aço permite configurações de montagem que aproveitam melhor o material, permitindo vencer vãos maiores com peso de material reduzido.

2 – Construção sustentável

Nesse âmbito, a estrutura metálica se destaca em dois quesitos: o primeiro é que ela se encaixa em um método que chamamos de “construção seca”, por conta do baixo consumo de água entre as várias etapas da execução. Além disso, possui uma baixa geração de resíduos, fator que pode ser muito grande em obras de concreto armado, por exemplo.

Por outro ângulo, temos a questão dos resíduos gerados na obra convencional, provenientes de formas de madeira que são poucas vezes reaproveitadas, restos de materiais que não serão úteis para obras futuras, dentre outros, que deixam de ser gerados no processo de execução de uma estrutura de aço. 

3 – Otimização do canteiro

A questão ambiental é imprescindível, mas não é a única a ser beneficiada. Quando um canteiro dispõe de um espaço livre maior, toda a obra acaba sendo otimizada. Isso não deixa de ser parte do conceito de sustentabilidade, que vai muito além de economizar água ou separar os resíduos, mas permeia também a esfera social, uma vez que um canteiro mais organizado, limpo, bem disposto, que exige menos esforço, movimentação e deslocamento dos encarregados, também é considerado sustentável.

 

Contudo, esse proveito também chega aos nossos bolsos, uma vez que uma obra otimizada é mais ágil, portanto mais econômica. Isso ocorre em virtude dos motivos citados anteriormente, em consequência de um método mais limpo de construção.  Na Eisen Metal, ainda há um facilitador a mais em questão: o fato de nossa solução ser 100% parafusada, o que permite que as peças vão prontas pro canteiro, sendo realizada apenas a montagem em obra. Nós temos um artigo completo falando sobre como isso impacta no rendimento da sua obra!

 

Existem diversos motivos para se optar por uma estrutura metálica em sua obra. Seja para efeitos arquitetônicos, para vencer maiores vãos, por questões de sustentabilidade, por economia ou por agilidade, esse método estrutural é muito bem empregado, e vem crescendo a cada ano. Por isso é tão necessário que o profissional tenha conhecimento prévio desses benefícios: para que assim ele possa realizar a melhor escolha, de acordo com a demanda.

 

E aí, curtiu esse artigo? Caso restem dúvidas, nosso time está à disposição por meio do nosso formulário de contato! Por hoje, ficamos por aqui! Acesse nosso LinkedIn para saber mais, e fique ligado nos próximos conteúdos que vêm por aí!

 

Autoria: Ana Cordeiro

Revisão: Elias Dagostini